Como se faz um anime?




Você sempre assiste anime, mas alguma vez já parou para pensar como ele é feito?
Todo anime, para ser feito, passa por uma série de etapas, que estarei dividindo-as e explicando logo abaixo.












1º Planejamento para produção:
 O primeiro passo para o processo de animação começa com uma proposta que aborda questões como “Que tipo de animação devemos fazer?” e “Qual o público que alvo dessa animação?”, ouvindo as vozes dos criadores (diretores, escritores, designers etc.) e outros trabalhadores.
 Depois que as idéias tem se solidificado até certo grau, o pessoal necessário para animar o projeto deve ser selecionado (designers de personagens, diretores e escritores).
 Enquanto a equipe está sendo montada, todo tipo de preliminar está sendo arranjado.
 Logo é montada a proposta do projeto, nele contém um resumo do trabalho, os personagens, visuais (caracteres e desenhos mecânicos) e informações sobre o publico alvo e pontos de venda.
2º - Script
 Com a proposta finalizada, a próxima coisa a fazer é criar os scripts. Histórias são escritas para dar vida ao mundo e aos personagens que foram decididos na fase de planejamento.
 Dependendo do projeto, qualquer roteirista é responsável por escrever cada episódio, ou há uma única pessoa que faz o esboço para toda a série.
 Para cada episódio, são realizadas reuniões com o diretor e os produtores para discutir o script, isso acontece de três a quatro vezes antes que o final seja alcançado.
3º - Storyboarding
 Storyboards são necessários para descobrir qual a melhor forma de transmitir as idéias da história através do desempenho dos personagens, o número de cortes, os ângulos da câmera e tempo de gestão.
 Os storyboards devem ser concluídos para que o trabalho de seqüência.
 Com o storyboard acabado, mais uma reunião é feita. A pessoa que traz toda a série em conjunto é o diretor, mas há uma outra pessoa que desempenha um papel como diretor de cada episódio, essa pessoa é chamada de “supervisor de produção”.
 O supervisor de produção é responsável por verificar o layout, decidir o rumo da história e fazer a verificação final das imagens.
4º - Produção de arte
 A produção de arte se divide em basicamente três fases: layout, arte-chave e entre animação.
 O primeiro passo no processo de produção é o layout, com base no que foi decidido nas reuniões.
 Depois que o layout está terminado, vai para supervisor de produção e em seguida para o diretor de arte, com a aceitação do trabalho, é hora de começar a arte-chave.
 Arte-chave é composto por imagens que utilizam o layout para determinar onde o núcleo ou pontos fixos de objetos em movimento terá. Por exemplo, em um corte onde um personagem está andando, os locais onde cada pé pisa, deve ser decidido nessa parte.
 Logo as imagens são reunidas e se dá ou processo de “entre animação”.
5º - Definindo cor
 No passado isso era feito com tinta e pinceis, mas atualmente é feito através de computadores.
 A “entre animação” é digitalizada e depois colorida. O processo de decidir as cores que vão ser usadas é chamado de “designação de cor”.
 Normalmente uma pessoa, conhecida como “coordenador de cor”, decide sobre os principais esquemas de cores para unificar a série.
6º - Fine art
 Em primeiro lugar, o diretor de arte faz um retrato que permite que os funcionários conheçam os antecedentes e a fixação de uma determinada cena, isso é chamado de “template art”. As cores são adicionadas ao modelo para indicar certo humor ou hora do dia.
7º - Filmagem e edição
 Composição ou filmagem é o processo de sincronização de imagens e planos de fundo, adicionando efeitos visuais e movimento ao trabalho.
 Antigamente a animação seria filmada com uma câmera, um frame de cada vez, mas hoje esse trabalho é feito por computadores.
 A composição é seguida pelo corte (edição), em primeiro lugar, os inúmeros cortes são colocados em ordem, de acordo com a transmissão contínua e, em seguida, o episódio deve ser cortado para igualar ao tempo de transmissão, que é contado em segundos.
 Quando se trata de emissões televisivas, existe um conjunto de formato: abertura, programa, comercial, encerramento e a pré-visualização do próximo episódio.
8º - Voz
 Com a animação completa, a próxima etapa é a adição de vozes. Um estúdio é alugado e sob a supervisão do diretor de som, os atores emprestam as suas vozes aos personagens.
 Nessa etapa, também é feita a adição das falas das pessoas na rua e conversas no fundo.
9º - Dublagem
 É agora que adiciona o som a animação. A voz dos atores, a música de fundo (BGM) e os efeitos sonoros são unidos aqui.
 A adição de som torna possível expressar coisas que a imagem por si só não poderia. Efeitos sonoros podem fazer pequenos sons mais potentes, a música pode dar vida a uma cena e a voz pode dar personalidade a um personagem.
10º - Edição de vídeo
 Aqui as vozes e os efeitos sonoros estão sincronizados, porém são deixadas lacunas, onde os publicitários tendem a cair. A abertura, encerramento e os créditos são adicionados nessa fase, assim como alguns retoques finais.
 Logo após, a animação é entregue as estações de TV e você assiste aí, na sua casa.

0 comentários:

Postar um comentário